sábado, 31 de março de 2007

Flores só para oferecer?


(Herbário no jardim da Escola, Mar07)

O que são flores?
Para quem já não se recorda, as flores são conjuntos de folhas e de ramos modificados para a reprodução. São eles:
- Cálice, conjunto das sépalas; com função de proteger o botão floral.
- Corola, conjunto das pétalas; com função principal de "chamar a atenção".
- Androceu, onde se desenvolvem os estames, órgãos responsáveis pela produção de pólen, que mais tarde origina o gâmeta masculino.
- Gineceu, constituído pelos carpelos, órgãos especializados na recepção do pólen e na formação do gâmeta feminino.

E para que servem?
No fundo, estas folhas e ramos especiais estão alterados, especializados em diferentes funções que culminam no objectivo comum e principal de proporcionar à planta a melhor reprodução sexuada possível.
E a melhor reprodução sexuada possível não é propriamente a planta autofecundar-se, porque assim a descendência (contida nas sementes) teria o mesmo conjunto de genes da planta progenitora...
Não, isso não é o desejável! O melhor mesmo é trocar informação genética, duas plantas distintas contribuirem simultaneamente para a concepção de um descendente, isto é, uma planta fecundar outra e produzir seres com pequenas variações entre eles, para tentar assegurar a viabilidade da espécie ao longo dos tempos. Como?

Gâmetas à boleia?
Como podem as plantas procurar um parceiro para a reprodução, entrar em "jogos sexuais" (perdoem-me a expressão) se, diabo!, elas não se deslocam 1 milímetro que seja, pelos seus próprios meios?
Hmm, há que arranjar "boleia", transporte, para que as células sexuais ou "gâmetas" se encontrem e, precisamente, o vento, insectos ou pássaros são o meio de transporte utilizado pelas plantas que, na actualidade, dominam o planeta. Estes "vectores" transportam o pólen de uma planta para outra (polinização) e assim asseguram a "mistura reprodutiva" em plantas. Então o que devem as flores "ser" e/ou conter para que esses animais as visitem?

As flores são vaidosas?
As flores devem sobressair, serem reconhecidas pelos "animais-boleia" e para isso têm de atrair, chamar a atenção, serem vistosas... Essa "vaidade" não fica limitada ao campo visual, com pétalas vivamente coloridas e contrastantes do verde do resto da planta. Também libertam substâncias, que dispersas no ar, lembram a "urgência" de lhes fazer uma visita ( ah, cheirinho a perfume?). E para que essa passagem seja "obrigatória", de todo impossível de evitar, muitas flores oferecem, GRÁTIS!, um líquido acucarado, rico em aminoácidos e outras substâncias, o néctar.
Quem resiste a tudo isto?

Nota final...
As raparigas desta turma lembram aos rapazes (em geral) que flores e raparigas sempre combinaram bem!, e apesar de ser muito "batido" oferecer flores, nós miúdas,
nunca resistimos a uma florzita, por mais zangadas que estejamos...
gabriela

2 Comentários:

Blogger 12º2 - Calheta disse...

Muito boa tarde. Somos alunos do 12º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta e vimos por este meio solicitar a vossa autorização para adicionarmos o vosso blog ao nosso.
Com desejos de sucesso para o vosso projecto,
12º2

25 de abril de 2007 às 16:48  
Blogger herbário disse...

Olá colegas!

Agradecemos o vosso comentário, estão à vontade!

Abraços para todos,

Área de Projecto 12C
Escola S. de S. Pedro do Sul

3 de maio de 2007 às 11:33  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial