terça-feira, 13 de março de 2007

Folhas só para enfeitar?















Pinus pinaster (Herbário em S. Pedro do Sul, Mar 07)

As folhas são orgãos fundamentais para as plantas porque através delas a energia solar é absorvida e "armazenada" em ligações químicas de compostos orgânicos, os hidratos de carbono ou glícidos.
Por outras palavras, a planta capta a luz do sol e utiliza-a para construir (usando dióxido de carbono e água) moléculas com muita energia química acumulada, que irá ser gasta no dia-a-dia das células. A este conjunto de processos complexos dá-se o nome de Fotossíntese (quem já não ouviu falar, hã?).
As folhas das plantas são verdes porque possuem substâncias aptas a "capturar" a luz, pigmentos, variados sim, mas essencialmente clorofilas- como estas não absorvem, e por isso reflectem, os comprimentos de onda na zona do verde, a sua cor final é... o verde!
Afortunadamente, as plantas fabricam o seu próprio alimento, sendo denominadas Seres Autotróficos, e por isso sustentam toda a diversidade animal, a Vida na Terra. Constituem a base das cadeias alimentares, é delas que dependemos, mesmo se indirectamente.

Pensaram nisto ANTES de cortar uma árvore?


Ah! As raparigas desta turma muito desejariam sermos (humanos) também autotróficos- assim desapareceria a trabalheira das refeições... era só apanhar um belo "banho de sol". Sim!

gabriela




1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Ai valha-me nossa senhora!!! se era para alimentar a nossa "Terra Mae" mais valia chamarem-se: "Esterquinhos".... lol... brincadeirinha... Passamos por aqui para vos deixar o nosso voto de solidariedade... beijinhos da Patricia e da Manuela

14 de março de 2007 às 10:50  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial