segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Timothy O'Riordan: "Preparando a sociedade e o ambiente para a sobrevivência global"


Nas redondezas da escola, Abril 07
Terça-feira passada, o Prof. O'Riordan esteve na Fundação Gulbenkian para partilhar as suas ideias sobre a Crise Global do Ambiente. Gostaria de vos resumir o que foi dito.

Introdução (3 noções)
Segundo O'Riordan estamos perante uma Crise Humana e não Ambiental (1ª), uma vez que o planeta já nos mostrou que é extremamente resistente e «se limpou» várias vezes de processos e dinâmicas impostas pelo homem. Este, tem de compreeender a consequência das suas acções pois está-se a passar por um período sem precedentes neste planeta! Temos de ter a capacidade de "fazer alguma coisa": não podemos mais fugir, alegando ignorância. Para este professor é preciso uma nova forma de viver, de nos comportarmos, de pensarmos! A crise ambiental global é uma combinação entre a biosfera/geosfera e o conhecimento humano; a capacidade e o conhecimento humano fazem parte da crise mas também da solução!

E o que se pode dizer acerca do Ponto de Viragem (2ª)? Não constitui um dado adquirido, mas a existir, ele será "não-linear", "não previsível" e quando acontecer mudará totalmente o que aconteceu até então. Não terá de ser necessariamente para o mal, poderá ser também para o bem. A 3ª noção é lidarmos com uma boa governação: todos temos de trabalhar em conjunto para tratarmos dos nossos assuntos. A responsabilidade cabe ao governo, tanto a nível global como local. Para T. O'R. o patamar "local" é o mais importante neste século, para termos um processo de globalização que possa vir a funcionar. O termo adequado para resumir esta noção é(segundo O'Riordan)"companheirismo" (mais do que "parceria"): "precisamos uns dos outros para criarmos a sobrevivência".
«O verdadeiro ponto de viragem é tornarmo-nos "companheiros deste planeta", não "habitantes do planeta".»

Alguns dados para reflexão...
Vivemos na era do domínio humano: a Terra já não é natural mas um fenómeno totalmente subjugado e alterado: é a Natureza que está nas nossas mãos e aos nossos pés...

- 60% da energia que chega a este planeta está a ser transformada noutro tipo de energia (uso humano).
- Até ao final do século podemos ter perdido 1/3 de todas as espécies: quase ninguém tem capacidade para perceber a dimensão deste fenómeno ( mais de 3 milhões de anos até a Terra voltar a recuperar as espécies perdidas).
- 1/6 ( reparem: 1,1 bilião de pessoas como nós!) da população mundial não tem acesso a água potável (bastaria uma pequena fracção do orçamento militar dos EUA...).

- 2,6 biliões vivem sem condições sanitárias mínimas.
- 1,2 milhões de crianças morrem anualmente por não terem água potável (3500 crianças/dia).
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Desenvolvimento Sustentável: o que fazer?
A acção da comunidade local é fundamental na mudança: mais do que «pensa global e age local», o professor recomenda: «age e pensa globalmente e faz o mesmo localmente». As pessoas são brutalizadas no sentido de perderem a sua auto-estima; todos nós precisamos de nos sentir bem e sentir uma ligação para termos bem-estar. A sociedade tem de melhorar estes pontos para ter êxito; dar às pessoas conhecimentos para que possam tomar «decisões difíceis» e saberem gerir/ ganhar competências, neste domínio ambiental. O papel da Educação tem a ver com a capacidade de dar às pessoas habilidades para lidar com isto.

Todos precisamos de tempo para ler, para reflectir, para termos espiritualidade, para sentirmos que fazemos parte de um acto criativo... O bem-estar é uma noção muito rica em termos humanos, a parte económica é bem mais pequena, apesar de a nossa vida ser dominada por ela.

Características humanas
VIRTUDE para a transição da sustentabilidade. Sermos companheiros uns dos outros, o que poderemos fazer para os outros?
RESPONSABILIDADE para connosco e para com os outros; a partilha, o trabalho em conjunto faz-nos "aumentar" como seres humanos: sermos cidadãos do mundo!
COMPAIXÃO e JUSTIÇA, no fundo ser-se virtuoso - todos - incluindo os governos e respectivos políticos (!) Dar às pessoas a oportunidade de praticarem o bem, de serem criativas...
CONHECIMENTO CIENTÍFICO juntamente com o reconhecimento que as pessoas têm de ter uma melhor compreensão e consciência do que são: Integrar o conhecimento científico na acreditação dos nossos actos!

Conclusões
1ª Sonho de Vida: Todas as Escolas devem ser laboratórios de virtude e de sustentabilidade!!
As crianças de hoje devem viver, agir para a sustentabilidade, para chegarmos a algum lado, daqui a 20 anos.
2ª Todas as pessoas devem ter o contacto directo com a Natureza, todos os dias!
3ª Acordar de manhã e pensar de forma diferente!

Entrevista: aqui!
Conferência: ver as imagens

gabriela

1 Comentários:

Blogger Henrique António Pedro disse...

Concordo, plenamente, com a ideias aqui expressas.A civilização tecnológica que actualmente se estendeu a todo o planeta está a destruir as condições de habitabilidade, Será a própria Terra, que irá continuar a girar em torno do Sol, a restabelecer os equilíbrios dinâmicos mas os habitats, esses, poderão ser definitivamente liquidados. Acresce que há uma dimensão espiritual nisto tudo que devemos acautelar, se, já em desespero de causa, pretendermos salvar a vida e repor o processo evolutivo no seu curso normal.Esse será o caminho para Deus.
Aplaudo o artigo.
Henrique Pedro

26 de fevereiro de 2013 às 23:41  

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