sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ginkgo biloba


Frutos (fedorentos) de Ginkgo biloba, Jan 08

Numa bela manhã de Janeiro, estávamos muito descansados (a dormir) numa aula de Biologia quando a nossa amável (pensávamos nós) professora disse que tinha uma surpresa para nós... Boa, acordar geral!
Estavamos já todos contentes a tentar adivinhar "a prenda" - bolo de chocolate recheado de pepitas e creme de chocolate com cobertura de chocolate (era bom rapazes...), caramelos de chocolate, chocolatinhos recheados...- quando alguém pediu uma pista: «Professora, é de comer?»
«Ah, nã-nã, é uma coisa que eu prometi que vos trazia...Quem se lembra?»
Hum... mistério. Continuámos a magicar o que seria, até que alguém inspirado disse: «É aquele fruto da árvore que visitamos no jardim do Príncipe Real, em Lisboa na viagem ao "Corpo Humano?"» (mais valia estar calado). Pois... Aqui está a resposta certa. Mas muitos de nós ainda não sabiam o que nos esperava. Até que a professora foi buscar algo com extremo cuidado (?) e nos explicou que para trazer os tais frutos teve de os "proteger" muito bem: de outra maneira sentia-se o cheiro...

« O CHEIRO???»
Pois, era o cheiro. Começou a desembrulhar um saco... Depois outro saco e mais outro, até ao último (nós de olhos pregados). Bem, eram uns frutos pequenos e "mirrados" - tipo tâmaras que passaram meses num porão de navio bolorento - embrulhados em montanhas de lenços de papel. Colocou-os em meia caixa de petri e foi passando por todos. Caramba! Nunca tinhamos cheirado nada tão, tão - sei lá! Sentia-se intensamente o odor que emanava daqueles frutos aparentemente apetecíveis. Pois fiquem a saber, caros leitores, que "aquilo" cheirava a um misto de vomitado e podre de século passado (decomposição mesmo). Era terrivelmente pior que bosta de animal carnívoro com volta à barriga! Hug, que horror! No final, decoramos um nome: Ginkgo biloba: a planta em que é proibido cheirar os frutos! (prometemos fazer um post a reabilitar a reputação desta bela árvore oriunda da China...)


Apelo: bolo de chocolate é a surpresa ideal para alunos como nós...

Catarina Cancela

1 Comentários:

Blogger teresa g. disse...

:D Mas a árvore é Linda! E muito especial, de facto. Ficamos à espera desse post!

11 de março de 2008 às 23:34  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial