quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Azevinho e as suas caracteristicas

Com o decorrer da nossa campanha parece-me oportuno divulgar algumas características do azevinho para que todas as pessoas fiquem a saber um pouco mais sobre esta planta autóctone.

O azevinho pertence a família das Aquifoliaceae, a qual contém também algumas espécies de árvores ou arbustos presentes em regiões temperadas.

Características morfológicas:

Possui um porte arbustivo ou arbóreo podendo neste ultimo caso alcançar uma altura de 8 a 10 metros. A casca do tronco e lisa e esverdeada, as suas folhas têm forma ablonga, são muito rígidas e reluzentes. As margens são onduladas e possuem espinhos (que tendem a desaparecer com a longevidade da arvore). As flores têm cor branca ou rosácea e podem nascer “sozinhas” ou em ramalhetes.
São plantas monóicas (um só sexo em cada planta), ainda que cada uma apresente vestígios do outro sexo.
O fruto é carnoso e muito apelativo para os insectos devido a sua cor vermelha ou amarela viva. A flor nasce entre Abril e Junho. Os frutos amadurecem em Outubro mas permanecem nas árvores durante muito tempo.

Utilizações:

É cultivada como planta ornamental, usada principalmente para adornos natalícios, a sua procura e tão intensa que neste momento e proibida a sua recolha no nosso país.
A sua madeira e de cor branca ou acinzentada, de textura fina e uniforme. Não flutua na água, e muito dura e difícil de trabalhar, mas em contrapartida é muito boa como combustível para lareiras.
Tem também algumas utilizações medicinais. Às suas folhas são atribuídas propriedades diuréticas. Os frutos são purgantes e provocam o vómito.

Jorge Vilar

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial