sexta-feira, 4 de abril de 2008

J. D. Salinger


A erva é verde? Mar 08

"... «O que é que fazia se pudesse mudar o sistema educativo?- perguntou ambiguamente. - Já alguma vez pensou nisso?»//- Bem... Não sei muito bem o que fazia - disse Teddy. - O que sei é que estou bastante convencido de que não começava com as coisas que as escolas normalmente começam. - Cruzou os braços e reflectiu uns instantes. - Acho que primeiro reunia as crianças todas e lhes mostrava como meditar. Tentava mostrar-lhes como descobrir quem são, não apenas os nomes delas e coisas do género... Acho que, mesmo antes disso, as levava a esvaziarem-se de tudo o que os pais e toda a gente lhes disse. // Nem sequer lhes dizia que a erva era verde. As cores não passam de nomes. Quer dizer, se lhes dizemos que a erva é verde, isso faz com que estejam à espera que a erva tenha um certo aspecto, o aspecto que está na cabeça delas, em vez de outro aspecto qualquer que pode ser tão bom, ou mesmo muito melhor do que esse... Não sei. Fazia-as só vomitar o pedaço da maçã que os pais e os outros lhes tinham dado a trincar.
- Não havia o risco de se estar a educar uma geração de ignorantes?
- Porquê? Não seriam mais ignorantes do que o é um elefante. Ou um pássaro. Ou uma árvore - disse Teddy. - Só porque uma coisa é de certa maneira, em vez de se comportar de certa maneira, não quer dizer que seja ignorante.
- Não?
- Não! - disse Teddy. - Além disso, se quisessem aprender as outras tretas todas, nomes e cores e essas coisas, podiam fazê-lo, se lhes apetecesse, mais tarde, quando fossem mais velhos. Mas eu gostaria que começassem por todas as verdadeiras maneiras de olhar para as coisas, e não só da maneira como todos os outros comedores de maçãs olham para as coisas, é isso que eu quero dizer."

Jerome David Salinger, Teddy ( Nine Stories, 1953)
Trad. de José Lima

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial